Ads Top

Smiley face
Ou "Sherlock e a Morte"


Já assistiu? Então teste os seus conhecimentos no Quiz: A Queda de Reichenbach



Sherlock Holmes e John Watson se transformaram em heróis aos olhos do público britânico, solucionando alguns casos famosos que ganharam grande atenção da mídia. Mas então, James [ou Jim] Moriarty reaparece e realiza o crime do século, invadindo a Torre de Londres, O Banco da Inglaterra e a prisão Pentoville, simultaneamente.


Ele não leva nada. Sua motivação real é acabar com a reputação de Sherlock Holmes aos olhos da imprensa, seus conhecidos e de maneira mais crítica...seus amigos.


Sherlock deve enfrentar sozinho o Problema Final de Moriarty, sem John - o confronto final entre dois oponentes. Mas como você pode derrotar os planos de um rival insano quando a única solução é sua própria morte? [Spoilers a seguir]





Incomum nessa temporada, The Reichenbach Fall [Ou "A Queda de Reichenbach, em referência ao apelido que Sherlock conquistou na imprensa, "o herói de Reichenbach" ao recuperar o quadro]* está repleto de ambiguidades. Onde normalmente algo peculiar terminaria sendo explicado, aqui é deixado no ar e nunca mostrado explicitamente na tela - como o significado de I.O.U, ou o boneco de biscoito queimado. Claro, nós podemos entender se nos pusermos a pensar, e essa é a maior intenção do episódio, se vista de perto.

O final é deliberadamente bolado para nos fazer buscar por pistas. Como um truque de mágica, somos introduzidos a eventos banais e eventos, que são usados de maneira precisamente invisíveis para nos despistar e quando nós achamos que sabemos o que está acontecendo, a verdade real está sendo revelada, sozinha e calada, no túmulo observando o pesar do seu maior amigo. 

Em vez da "trapaça" das explicações de Conan Doyle para a sobrevivência de Holmes em "A Casa Vazia", o time de escritores Steven Moffat, Mark Gatiss e Stepehn Thompson e, pela primeira vez dirigindo Sherlock, Toby Haynes, audaciosamente escolheram nos mostrar a morte de Sherlock na câmera, e fazer de John Watson os nossos olhos e ouvidos. A verdadeira genialidade disso é o reverso do cliffhanger padrão - diferente do combo de O Grande Jogo, com o colete de explosivos, arma e piscina, dessa vez não é "como eles irão sar dessa?" mas "como ele saiu dessa?". O propósito é construir um mistério para que nós pensemos enquanto esperamos pela terceira temporada e, essencialmente, colocar todas as bases de Sherlock Holmes na audiência, transformando todos nós em detetives. [Clique para ler teorias em português]
Direção: Toby Haynes
Roteiro: Stephen Thompson
Produção: Elaine Cameron
Duração: 90 minutos
Música: David Arnold e Michael Price
'The Thieving Magpie - Overture' (1917), por Gioachino Rossini toca durante as invasões de Jim Moriarty à Tower of London, The Bank of England e Pentoville Prison.
'Sinnerman' (1965), de Nina Simone aparece durante a montagem de Jim, Sherlock e John indo para The Old Bailey.
Parte de 'Sonata No. 1 em G Menor' (1720) de Johann Sebastian Bach é recitada por Sherlock ao violino enquanto espera pela chegada de Jim.
Texto: Sherlockology

*Grifos e tradução Sherlock Brasil

VídeoNotícia da morte de Sherlock Holmes. Estranhamente, não menciona a morte de Jim Moriarty/Richard Brook




Data da morte de Sherlock (com informações de Sherlockology)

Não se sabe ao certo a data em que Sherlock "morreu". Em seu blog, John Watson postou a seguinte mensagem "Ele era meu melhor amigo e eu sempre acreditarei nele", no dia 16 de Junho.

No jornal que Mycroft lê quando da morte do irmão, há a referência à final de um campeonato de tênis, que aconteceu verdadeiramente no dia e de Julho. Mas o Sherlockology avisa: "Ainda que o jornal seja da época em que ocorreram as gravações (Junho/Julho de 2011) e tenha acontecido deles pegarem pra usar na cena com a primeira capa alterada, se você quiser colocar que Sherlock morreu ou no sábado, dia 2 de julho ou domingo, dia 03, você estará perfeitamente correto!"


Durante o episódio, o sequestro das crianças ocorre no início das férias escolares, que na 
Inglaterra ocorre no início de Julho.

Perguntado pelo Sherlockology, o autor do blog de John, Joe Lidster disse: "Tentar encaixar todas essas datas é difícil - principalmente quando há tanta gente diferente trabalhando em diferentes aspectos do programa". E sugere: "Eu acreditaria que foi em Julho." Como o contador do blog está parado em 1895, o site sugere se Moriarty não teria infectado o blog com um vírus que acabou embaralhando todas as datas e Lidster responde: "É, foi isso que aconteceu."

Pegadinha?

Jim é parado no alarme porque o guarda primeiro pede por uma chave (key). E não há nenhuma.

A palavra Key é melhor traduzida para o português como "código", no caso.


Trailer


Entrevista com Andrew Scott:


Vídeo amador da gravação do momento da queda: Benedict Cumberbatch preso a um guindaste gravando os movimentos da queda e caindo!



 Gravação dos bastidores feito por fã



Um comentário:

  1. Se interessar pra alguém a Alpha Fiction vai exibir o episódio esse sabado: http://alphafiction.wordpress.com/2012/08/12/esperamos-voce-alpha-fiction-sabado-1882012/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.