Ads Top

As Seis Thatchers: 33 detalhes mostrados no primeiro episódio


Algumas referências, pistas e fatos do episódio inicial de Sherlock

 1. Sabemos que o nome de guerra usado por Lady Smallwood na Inteligência Britânica é 'Love' (Amor), deixando para que os irmãos Holmes e o Sir Edwin se dividissem entre Antarctica, Langdale e Porlock. Porlock era o codinome de um agente a serviço de Moriarty no romance O Vale do Medo. Langdale Pike era um personagem em A Aventura dos Três Garridebs. Mas Antarctica? Talvez este seja um apelido assustadoramente bem adequado para o "nunca fui muito bom com humanos" Mycroft?

2. Parece que a abertura da série foi atualizada para a quarta temporada. Agora ela traz um Sherlock pós-luta-na-piscina, Watson de pé no que parece ser um poço e um pedaço de alguma coisa estranha em uma das elegantes xícaras de Sherlock.



3. Não está escondido, mas parece haver muito foco na decoração de caveira do 221B neste episódio, que foi todo sobre a impossibilidade de fugir da morte. Simbolismo! Em adição, o móbile de peixinhos pretos no berço de Rosie pode tanto estar correlacionado ao local da morte de sua mãe quanto, você sabe, só uns peixes.

4. É isso o que John está escrevendo em seu post "221Back" no blog:

E estamos de volta! Desculpe não atualizar esse blog por tanto tempo mas estou realmente ocupado. Vocês devem ter visto a notícia de como Sherlock recuperou a Mona Lisa. Ele descreveu o ocorrido como um "caso profundamente triste" e estava muito mais interessado no caso de uma ferradura perdida e como ele se conectava a uma cadeira de praia azul brilhante na praia de Brighton.

Eu tentarei escrever tudo aqui quando tiver oportunidade mas não são quadros e ferraduras que estão me tirando o tempo.

Eu serei pai.

Quer dizer, eu achei que passaria os últimos anos sendo pai de Sherlock, mas isso não tem nem comparação. O bebê controla todas as nossas vidas. Talvez não seja TÃO diferente de [...] eu lutei durante dois anos, meu melhor amigo fingiu que estava morto mas nada disso [...] assustadora e incrível e a maior aventura na qual já estive.


 5. Há um erro primário aqui, aparentemente. Olhe bem de perto para esse screenshot de John Watson escrevendo em seu blog e o nome do arquivo revela que ele está "digitando" em uma imagem estática em JPG no display.

6. No conto Um escândalo na Boêmia, Sherlock Holmes diz a John Watson "Você vê, mas não observa". Em As Seis Thatchers, ele faz a mesma reclamação para a bebê Rosie Watson.

7.  O ônibus de número 626, que John  pega para ir trabalhar, é parte de uma linha verdadeira, que vai de Finchley até Potter's Bar.

08. A propaganda na lateral do ônibus de John é para um tal de "Strawb Fizz", doces com um "sabor explosivo". Até onde a gente sabe, esse não é um produto que existe de verdade, então deve ter sido feito para a série. Mas por que? Poderá haver uma explosão futuramente em Sherlock? Ou alguns morangos...


9. Assim que John desce do ônibus com a florzinha na orelha, um passageiro pode ser visto segurando um jornal cuja manchete termina assim "...estar em dois lugares ao mesmo tempo?", uma possível referência ao caso do Homem Duplicado que foi mostrado anteriormente em um flashback em uma tela que perguntava: "Como Derek Parkinson poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo? E ser assassinado em um deles?". Nunca se trata de irmãos gêmeos, lembre-se.

10. A cena do ônibus/flor foi inspirada por uma situação real que um amigo de Mark Gatiss, cujo nome é apropriadamente Edmund Moriarty, passou: "A filha dele era bem novinha e ele ficava acordado a noite toda com ela, daí entrou no metrô indo para White City e uma moça linda começou a sorrir pra ele e ele pensou 'ainda faço sucesso!' e foi assim até a viagem toda até que chegou no trabalho, olhou no espelho e tinha uma flor no seu cabelo, era pra isso que ela estava olhando", Gatiss contou ao público durante o screening do episódio em dezembro.

11. A grande pista para o segundo episódio, The Lying Detective, pode ser vista atrás d e E., a parceira de mensagens de John, no ponto de ônibus. É um poster que traz Toby Jones como Culverton Smith, anunciando ou um novo filme, ou programa de TV ou livro com a participação do personagem contendo as palavras "negócios" e "assassinato". A expressão "em breve" e "ele está de volta" também são claramente visíveis...(Watson também passa por um cartaz de um anúncio de O Livro do Mórmon, mas não sabemos se isso é relevante aqui).



12. ‘E’, a mulher que John conhece no ônibus, aparece nos créditos como Elizabeth e é interpretada por Sian Brooke, que atuou ao lado de Benedict Cumberbatch na peça Hamlet em 2015. Pule esse texto se você não quer ler um spoiler em potencial: Brooke foi vista durante as filmagens do segundo episódio e os fãs que estiveram no setlock se referem a ela como "A mulher de vermelho".

13. Essa referência é leve, mas vamos lá: quando John está trocando mensagens com E, mais tarde ele pergunta se ela é uma coruja noturna e ela responde "Vampira". A aventura da vampira de Sussex é uma história de Conan Doyle sobre uma família disfuncional e um irmão invejoso e abusivo tentando se livrar de seu irmão mais novo. Será que a reposta bem humorada dela pode ser uma pista sobre o passado de Elizabeth?

14. Pode haver uma longa lista de coisas sobre as quais Sherlock Holmes não sabe nada (ex-primeiros ministros?), mas William Shakespeare não é uma delas (incidentalmente, Conan Doyle retirou a frase "O jogo começou" de Henry V). Em As Seis Thatchers, Sherlock cita Macbeth ("ao alfinetar de meus polegares"/ by the pricking of my thumbs, no original). A menos, é claro, que ele esteja citando aquela outra escritora britânica clássica de histórias de detetives, Agatha Christie...


15. O Power Ranger preso na frente do carro de Charlie Welsborough era o Ranger Azul. Não sabemos se isso é importante.

16. A referência constante à Pérola Negra de Bórgias é uma conexão com Os Seis Napoleões. A tal pérola era um tesouro escondido dentro de um dos bustos de gesso de Napoleão, nas histórias originais.

17. O roteirista Mark Gatiss não apenas pegou emprestada a premissa de Os Seis Napoleões, mas também alguns nomes. Os distribuidores dos bustos de Thatcher, Gelder and Co, são os mesmos distribuidores dos de Napoleão nas histórias originais Barnicot, Harker e Sandeford, os proprietários dos bustos, também se repetem.


18. O cachorro Toby mostrou ser uma colega de trabalho difícil, segundo Steven Moffat contou em dezembro: "Ele não se mexia! Aquele era um cachorro imóvel! Sabem aquela cena em que eles estão falando que o cachorro não sairia do lugar, eu e Mark escrevemos essa cena ali na rua para dar conta do fato que o cachorro não se mexia. Ele só ficou lá sentado como se fosse decorativo!"


19. Toby vive com Craig, o hacker. No quarto de Craig, há uma placa de rua de Pinching Lane, que é o local conde o Toby original vivia (com um senhor Sherman), de acordo com o romance O Signo dos Quatro, outra grande referência deste episódio.

20. Essa não é a primeira vez que Sacha Dhawan, o atoe que faz Ajay, aparece em uma história escrita por Mark Gatiss. Ele interpretou Warris Hussein no docudrama de 2013, Doctor Who: Uma aventura no espaço e tempo e também foi o protagonista de The Tractate Middoth.

21.  De acordo com esse site, há um hotel de verdade em Tblisi, Georgia, chamado The Sherlock. Agora você já sabe.

22. O colega de assento de Mary no avião é interpretado por James Holmes. Não está correlacionado.



23.Um close na identidade falsa de Mary revela que um de seus codinomes era Gabrielle Ashdown. "Gabrielle" foi um nome falso usado pela espiã Ilse von Hoffmanstal no filme de 1970 dirigido por Billy Wilder, A vida privada de Sherlock Holmes (favorito de Gatiss e de Moffat), e "Ashdown" foi o codinome que ela usou enquanto fingia ser casada com Holmes, quando estava sozinha no Japão.

24. O nome pintado na barca pela qual Mary passa na Noruega, Flekkete Band, significa Speckled Band (A faixa pintada), mais um título de conto de Conan Doyle.

25. Aparentemente, o barco que está atrás, Løvens Manke, significa A Juba do Leão, mais uma referência a um título de aventura de Holmes.

26. Não vamos repeti-los aqui, mas essa página incrível no Tumblr está cheia de links entre os casos que aparecem na tela no início do episódio e histórias originais de Conan Doyle. Descubra como o homem com a tatuagem da namorada japonesa está ligado à A Aventura da Liga dos Cabeça-Vermelha e muitos outros.


27. Através das pesarosas cenas no Aquário de Londres, filmadas em um único dia, a equipe se divertiu inventando fatos sobre tubarões, como se fossem relevantes para a locação. "Tubarões gostam de feijões", "tubarões não sabem soletrar" e por aí vai...

28. Ao contrário do que se imagina, tubarões dormem. Na verdade, aqueles do Aquário de Londres tinham que dormir às 2 da manhã, o que dificultou as filmagens e talvez seja por isso que algumas cenas pareçam mais vídeos de peixes que filmagens deles de verdade. "Uma das coisas que achamos difícil foi o aquário", disse a produtora Sue Vertue, "a gente levou o maior tempão para conseguirmos definir se conseguiríamos filmar tudo no aquário e aí percebemos que eles dormem à noite. Então tivemos que encontrar outra forma de fazer."

29. Mark Gatiss disse em dezembro que eles sempre planejaram que Mary morresse se sacrificando. "Sempre foi o plano que ela morresse salvando Sherlock".

30. Quando no fim Sherlock pede para que Mrs Hudson diga a palavra "Norbury" para ele sempre que ela achar que ele está ficando muito arrogante ou superconfiante, ele está parafraseando ao seu eu original, que Na Aventura da face Amarela, pede a John Watson: "Watson, se lhe ocorrer que eu estou ficando um pouco superconfiante de meus poderes, ou dando menos importância a um caso do que ele merece, sussurre gentilmente "Norbury" no meu ouvido, e eu ficarei infinitamente em dídiva com você".


31. Quando Mycroft chega em casa ele vê o bilhete “13th” em sua geladeira, ele está escondido em baixo de um menu de entregas do restaurante Reigate Square. A aventura do Reigate Square é uma história de 1893 de Sherlock Holmes, escrita por Conan Doyle.

32. Encorajado pelo bilhete na geladeira, Mycroft faz uma ligação e pede para ser colocado em contato com Sherrinford. Apresentado pela primeira vez pelo estudioso do cânone William S. Baring-Gould, Sherrinford é um hipotético irmão mais velho de Mycroft e Sherlock. "Não sou dado a demonstrações de afeto fraternal. Você sabe o que aconteceu com o outro", disse Mycroft em Seu último juramento. Na ComicCon deste ano, Mark Gatiss, Amanda Abbington e Benedict Cumberbatch foram fotografados com placas que diziam Thatcher, Smith e Sherrinford. Então, podemos esperar que o mistério de Sherrinford seja resolvido em O Problema Final?

33. A terapeuta que Sherlock frequenta no fim do episódio é Ella Thompson, que apareceu como a ex-terapeuta de John em Um Estudo em Rosa e A Queda de Reichenbach. Quem melhor para dizer a ele o que fazer a respeito de John que a médica que o tratou do estresse pós-traumático e do luto?

Fonte: Den of Geek

Assista ao vídeo legendado de bastidores da cena do batizado de Rosie Watson



SOBRE AS SEIS THATCHERS, LEIA TAMBÉM:

Resenha com spoilers, discutindo detalhes do episódio: aqui

Entrevista: Steven Moffat explica o final: aqui

Pistas que você pode ter perdido: aqui

Downloads e opções para assistir online legendado estão na postagem fixada deste grupo: aqui

6 comentários:

  1. esse episdodio já está disponivel para download ?

    ResponderExcluir
  2. Nossa ficou linda essa atualização do site, não tinha visto pelo pc ainda. Super clean e organizada

    ResponderExcluir
  3. O codinome Antarctica tbm é uma referência ao apelido que Moriarty deu para Mycroft em O Escândalo em Belgrávia: The ice man. E, John já citou o caso do homem duplicado no blog oficial da série, mas diz que não pode explicar pq tem o envolvimento de segredos de Estado [leia-se Mycroft]. E tbm é estranho que no blog não tem os posts do espisódio, mas tem um antigo caso com o mesmo nome de As seis Tatchers, só que sobre um assassinato.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado que no jogo Ace Attorney:Phoenix Wright também tem um caso no qual uma pessoa é vista em 2 lugares ao mesmo tempo e assassinada num dos lugares.
    O caso no qual isso acontece é o "Rise from the Ashes"

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.