Ads Top

Smiley face

Entrevista: Sherlock BBC Brasil no Le Cercle Homésien de Paris

Laurence Deloison, do grupo Le Cercle Holmésien de Paris, esteve ano passado no Brasil e participou do nosso I Encontro Sherlockian (você pode saber tudo sobre isso aqui). Em seguida, ela realizou uma pequena entrevista com a criadora do nosso grupo, Renata Arruda, que acaba de ser publicada no recém-criado jornal do Cercle, A Study in Circle.

O jornal está disponível para compra na versão em papel por 5 euros (+ frete) ou em PDF por 0,99 euros no e-mail: chop752012@hotmail.fr

Confira abaixo a página original e a tradução gentilmente feita pela leitora Mayra Bernardes:


Se os laços que unem os 'holmesianos' por todo o mundo não eram mais tão fortes, a chegada das redes sociais serviram como um impulso extra para que eles sejam estreitados. Em uma transação feliz que resultou numa viagem de negócios para o Brasil, decidi entrar em contato com os 'holmesianos' locais. Por isso, enviei um tweet ao Sherlock Brasil e recebi rapidamente uma resposta de Renata Arruda, a criadora do grupo 'Sherlock BBC Brasil'. Por mais que a página do Facebook da entidade contasse com mais de mil fãs, ainda não havia sido organizado nenhum encontro. Não é fácil reunir os fãs espalhados pelos quatro cantos de um país tão vasto! No entanto, a ocasião pareceu muito boa para Renata, que aproveitou a minha visita para realizar o primeiro encontro 'holmesiano' do país, no Rio de Janeiro! O encontro foi marcado para o dia 30/09/2012, em uma sala emprestada pela esplêndida Livraria da Travessa do Barra Shopping. 

O evento foi um sucesso, contou com 50 participantes e uma grande quantidade de atividades: a exibição de um episódio da série da BBC, um debate, um quiz sobre a série, concurso de fanfics, fanarts e cosplays e uma foto do grupo para o movimento internacional "Save Undershaw". Para o público mais jovem, o universo sherlockian foi revelado à eles principalmente através da série da BBC. No entanto, alguns já conheciam as histórias através do livro de Jô Soares, "O Xangô de Baker Street". Enquanto aguardam a 3ª temporada, muitos também disseram que estavam se dedicando à leitura do cânone e de outras adaptações das histórias origianis. Finalmente, todos disseram que sonham em ir à Londres um dia para seguir os passos dos seus heróis e também para comprar um deerstalker. Este evento, que aconteceu também no dia 13/10 em São Paulo, parece ter aberto os olhos dos outros para a expressão "The Game is afoot"* (aparentemente intraduzível da língua dos melhores jogadores de futebol!), um neologismo brasileiro.

*N.T: A expressão pode ter sido confundida com 'The game is on', ou se referir à expressão brasileira 'bola pra frente'.

Entrevista:

Como você descobriu Sherlock Holmes?
Sherlock Holmes é um personagem que sempre me foi familiar, como para a maior parte das pessoas, acredito eu. Quando eu era criança, a série Granada passava na televisão, bem como outros filmes, e depois eu li o livro e assisti ao filme de Jô Soares, por isso Sherlock sempre fez parte do meu imaginário. Contudo, comecei a ler as histórias do cânone depois de assistir a série da BBC.

Qual é a sua história preferida do cânone e por quê?
"A Escola do Priorado" é uma das minhas preferidas, porque o suspense se mantém até o fim e a história é divertida. Eu também gosto muito de "O Vale do Medo" pelos mesmos motivos; É uma história inteligente e animadora.

Como lhe veio a idéia de criar o Sherlock BBC Brasil?
Após ter assistido a série, eu fiquei completamente surpreendida quando percebi que não havia praticamente nada sobre esse assunto em português. Fora algumas críticas elogiosas, não havia nenhuma entrevista e quase nenhuma informação sobre a série, os atores, a comunidade dos fãs pelo mundo... Os fãs aqui do Brasil procuravam por informações em inglês, e aqueles que não compreendiam essa língua, utilizavam o Google tradutor. Então eu decidi criar um espaço para transmitir as informações em português e reunir todos os fãs brasileiros de Sherlock.

Quais são seus projetos para o Sherlock BBC Brasil?
Eu adoraria poder estabelecer mais parcerias. A empresa Log On (que distribui os dvds da série no Brasil) mudou de representante e parece que os novos não estão interessados em fazer promoções conosco e de apoiar nossos eventos. Eles devem, sem dúvida, pensar que nós não temos visibilidade (nosso site recebe pelo menos 10000 visitantes por mês). Eu gostaria que o nosso site fosse ".com", que fosse bem sucedido para receber apoio da BBC HD, se tornando um site de referência para os fãs da série. Eu gostaria que nós fôssemos reconhecidos como um super grupo, que pudéssemos ter acesso aos atores e criadores da série durante suas visitas promocionais no Brasil e cobrir esses eventos para os nossos leitores, além de fazer entrevistas como os outros sites. Por exemplo, Robert Downey Jr esteve aqui durante a divulgação de "Homem de Ferro" e alguns 'holmesianos' puderam pedir autógrafos e conversar com ele. Seria formidável poder fazer tudo isso.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.